Banca de DEFESA: ERIKA ELANE DA SILVA XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA ELANE DA SILVA XAVIER
DATA: 18/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOMETRIA E SEUS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM PARA O 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PALAVRAS-CHAVES: Geometria. Ensino Fundamental. Práticas Pedagógicas. Van Hiele. Aprendizagem.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Apesar da Geometria está fortemente presente em diversas situações do cotidiano, infelizmente tem sido deixada “de lado”, dando-se mais importância à Álgebra e à Aritmética e esse “abandono” da Geometria, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, deu-se em meados dos anos 60, com o movimento da Matemática Moderna, onde os professores foram pegos de surpresa pelas mudanças propostas, sentindo-se despreparados. Contudo, a partir dos anos setenta, essas ideias começaram a ser repensadas, dando início, em todo mundo, a um movimento a favor do ensino da Geometria. No Brasil, esses debates resultaram em propostas voltadas para o ensino fundamental, com o intuito de resgatar a Geometria trabalhando-a através de construções com régua e compasso. Esse resgate do ensino de Geometria remete a uma reflexão a respeito de práticas pedagógicas que possam ser utilizadas para superar as dificuldades que aparecem no desenvolvimento da Matemática, assim como, levanta questionamentos concernentes à sua finalidade. Portanto, esse trabalho irá desenvolver metodologias baseadas no Modelo Van Hiele de aprendizado e na linha tradicional de ensino, visando verificar práticas pedagógicas que facilitem o aprendizado, tornando-o mais prazeroso e eficaz, para que o aluno seja capaz de perceber o conhecimento geométrico no mundo que o cerca.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1301384 - HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
Interno - 1190506 - JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
Externo à Instituição - MARCOS MONTEIRO DINIZ - UFPA
Notícia cadastrada em: 12/05/2018 11:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa