Banca de DEFESA: FRANCIRLEY MOURA PORTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIRLEY MOURA PORTO
DATA : 01/07/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala H104 (a confirmar)
TÍTULO:

Uma engenharia didática para o ensino das operações com fraçoes e dos produtos notáveis


PALAVRAS-CHAVES:

Engenharia Didática. Sequências Didáticas. Teoria das Situações Didáticas. Operações com frações. Produtos notáveis.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Essa pesquisa tem como objetivo a elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas, uma para a abordagem das operações com frações associadas a representação figural, e a outra para os produtos notáveis relacionados com as áreas de retângulos. Tal investigação é classificadacomo pesquisa de campo, segundo o processo decoleta de dados, e como descritiva, segundo osseus objetivos. A hipótese da pesquisa é a de que a aplicação das sequências didáticas facilite a aprendizagem dos conteúdos abordados. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática, a qual nos permitiu que a validação das atividades tenha sido feita internamente, e para a elaboração e análise das sequências didáticas foi utilizada como aporte a Teoria das Situações Didáticas. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do sexto e do oitavo anos de duas turmas do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Juruti-PA. Os dados foram coletados por meio da produção dos alunos e das observações feitasno decorrer da aplicação das sequências didáticas, além da aplicação de um questionário de forma complementar. Na turma do sexto ano houve um melhor desempenho nas operações de soma, subtração e multiplicação de frações. A maior dificuldade foi nos itens relacionados a operação de divisão. No oitavo ano a inserção de frações em alguns itens das atividades influenciou negativamente o percentual de acertos. Os alunos demonstraram dificuldades nos itens pertinentes à produção de algum texto, sem que isso estivesse necessariamente relacionado a sua compreensão do conceito abordado. A aplicação das sequências didáticas propiciou a estruturação de situações didáticas que apresentaram o potencial de permitir a sua reaplicação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1700287 - RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externo ao Programa - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Notícia cadastrada em: 28/06/2019 15:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa