Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SILVA GOMES

TIME: 14:00
LOCAL: Plataforma Meet
TITLE:

A RELAÇÃO ENTRE A MUNICIPALIDADE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM ENTRE 1948 E 1964

KEY WORDS:

Câmara Municipal de Santarém, educação escolar pública, terceira república.

PAGES: 75
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
SPECIALTY: Administração de Sistemas Educacionais
SUMMARY:

A presente pesquisa aborda um tema clássico da História da Educação no Brasil, que em âmbito regional e local ainda é pouco compreendido na História: a administração pública da educação. O objetivo é compreender a relação entre a municipalidade santarena e a educação escolar pública, a partir da atuação dos
vereadores da Câmara Municipal de Santarém na administração da educação e na elaboração de políticas públicas indutoras do ensino escolar entre 1948 e 1964. Para tal, se faz necessário apreender o quadro político-social e educacional de Santarém no contexto da terceira república brasileira (1945-1964), perceber como o poder público municipal e a administração da educação foram dispostos no processo de redemocratização após 1945 e identificar as políticas públicas elaboradas pela municipalidade santarena que promoviam ou viabilizavam a educação escolar entre 1948 e 1964. Dessa forma, utilizamos como metodologia a análise documental, aliada a revisão bibliográfica. As fontes são documentos oficiais produzidos pelo Poder Legislativo, inicialmente apenas na instância municipal, porém, pela necessidade de compreender aspectos que extrapolam os domínios da Câmara Municipal de Santarém e que explicam, corroboram ou contradizem o que está relatado em seus registros, agregamos documentos estaduais e federais. Dessa forma, a pesquisa iniciou com os Livros de Registro de Atas das Sessões da Câmara Municipal de Santarém, de 1948 a 1964, posteriormente com o objetivo de cruzar informação adicionamos ao estudo os Livros de Registro de Portarias e Decretos da Prefeitura Municipal, de 1948 e 1959. Mas para entender o funcionamento do Estado no contexto da terceira república, em suas particularidades administrativas e organizacionais relacionadas à educação em âmbito estadual e municipal, trouxemos para a análise a legislação promulgada durante redemocratização pós-1945. Para apresentar os resultados da pesquisa, a presente dissertação deve ser organizada em cinco sessões, no presente texto, entretanto, apresentamos apenas a primeira destinada às questões introdutórias e metodológicas da pesquisa. A segunda sessão, que apresenta o contexto políticosocial do período democrático de 1945 a 1964, como meio de subsidiar a interpretação das fontes, e a terceira sessão, cujo objetivo é apreender as questões político-educacionais do período estudado em âmbito nacional, estabelecendo relação com as informações reunidas acerca da realidade educacional santarena.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA