Banca de DEFESA: ROBSON DAVID DE JESUS NERES

DISCENTE: ROBSON DAVID DE JESUS NERES
DATA: 05/12/2018
LOCAL: Sala R3, campus Rondon / Ufopa
TÍTULO: GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS DO ARGUMENTAR A PARTIR DAS ADI – ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS
PALAVRAS-CHAVES: Atividades Didáticas Integradas, Gêneros discursivos, Responsividade, Argumentação, Dialogismo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este trabalho, além de trazer reflexões acerca do ensino de língua portuguesa na escola, traz estudos sobre os gêneros textuais e seu ensino a partir das Atividades Didáticas Integradas-ADIs. Assumindo a linguagem como interação, bem como sua natureza dialógica, busco demonstrar que as ADIs, propostas por MOURA (2017), constituem alternativa significativa para melhor didatização dos gêneros discursivos, através dos estudos que conceituam e caracterizam os gêneros; do conceito e estrutura organizacional das Atividades Didáticas Integradas e de análise de dados coletados de um projeto de intervenção, aplicado para uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na zona urbana do Município de Parintins, interior do Estado do Amazonas. A fundamentação teórica desta pesquisa se vale de BAKHTIN (2014, 2016, 2017), importante teórico para o entendimento da língua(gem) e, consequentemente, da argumentação, leitura, escrita e reflexão linguística. Subsidiariamente, teço reflexões acerca dos estudos de autores que se pautam na teoria Bakhtiniana da linguagem e ajudam na melhor compreensão e conceituação das Atividades Didáticas Integradas. Dentre os quais, destaco: Moura (2016, 2017, 2018), Antunes (2003,2009), Kock (1987,1997), Geraldi (,1997, 2012), Wachowicz (2012) e Ribeiro (2009). Os dados coletados nesta pesquisa foram obtidos por meio das observações e gravações de áudios feitas por mim durante a aplicação do projeto de intervenção. Este projeto, admitido como método desta pesquisa-participante, me forneceu a possibilidade de interagir com o público-alvo e criticar minha atuação, enquanto docente, de modo a propiciar reflexões sobre as dificuldades, enfrentamentos, práticas bem-sucedidas e também aquelas não exitosas. A partir da análise dos dados coletados, pude concluir que a proposta das Atividades Didáticas Integradas é uma ferramenta didática capaz de auxiliar significativamente o ensino de língua portuguesa, no Ensino Fundamental, à medida que concebe o dialogismo dos gêneros discursivos e opera o ensino dos eixos: oralidade, leitura, escrita e análise linguística ciclicamente, propondo a ruptura do ensino sequenciado desses eixos, o que auxilia na formação de sujeitos responsivos-ativo.
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Externo à Instituição - LUCIANE DE PAULA - UNESP