Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON DAVID DE JESUS NERES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON DAVID DE JESUS NERES
DATA: 12/06/2018
HORA: 09:10
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala R3
TÍTULO: Gêneros textuais e ensino: didatização de gêneros do argumentar a partir das Atividades didáticas integradas - ADI.
PALAVRAS-CHAVES: ADIs, Ensino, Gêneros, Escola, Argumentação.
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este trabalho, além de trazer reflexões acerca do ensino de língua portuguesa na escola, traz estudos sobre os gêneros textuais e seu ensino a partir das Atividades Didáticas Integradas-ADIs. Assumindo a linguagem como interação, bem como sua natureza dialógica, busco analisar se as ADIs, propostas por MOURA (2017), podem constituir alternativas significativas para melhor didatização dos gêneros diálogo argumentativo e artigo de opinião, através dos estudos que conceituam e caracterizam os gêneros discursivos; do conceito e estrutura organizacional das Atividades Didáticas Integradas e da Proposição de um projeto de intervenção, a ser aplicado para uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na zona urbana do Município de Parintins, interior do Estado do Amazonas. A fundamentação teórica desta pesquisa se vale de estudiosos da linguagem bastante importantes para o entendimento da argumentação, leitura, escrita, análise linguística e a modalidade oral da língua. Dentre estes estudiosos destaco: BAKHTIN (2011, 2014, 2016, 2017), HABERMAS (2012) MOURA (2016, 2017, 2018), MARCUSCHI (2000, 2010,2012), KOCK (1987,1997), GERALDI (2012), ROJO (2012), SIGNORINI (2001, 2008), FIORIN (2012, 2017), WACHOWICZ (2012) e RIBEIRO (2009). Um dos principais meios de coleta de dados desta pesquisa será as observações feitas por mim durante a aplicação do projeto de intervenção, por isso, optei por adotar a pesquisa-participante, pois este tipo de pesquisa possibilita, além da coleta de dados, minha interação enquanto pesquisador com o público-alvo e, consequentemente, a possibilidade de melhor observar os resultados da pesquisa em seus aspectos qualitativos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Notícia cadastrada em: 05/06/2018 10:13
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