Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANE MARIA DA SILVA COELHO

DISCENTE: ROSIANE MARIA DA SILVA COELHO
DATA: 12/06/2018
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala R3
TÍTULO: ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS(ADIS): UMA PROPOSTA COMPLEMENTAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROJETO MUNDIAR.
PALAVRAS-CHAVES: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO, GÊNEROS, ADIS-ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Urge a necessidade de formar sujeitos que façam uso da língua materna de forma reflexiva, criativa e consciente, seja na modalidade oral, seja na escrita. É fundamental ampliar as competências comunicativas dos estudantes, para atuarem com criticidade, nas mais diversas situações interativas e em diferentes espaços sociais. Por isso, o ensino de língua materna deve afastar-se do prescritivo formal, em que, se utiliza o texto para única e exclusivamente realizar análise dos elementos linguísticos. Para além disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita do material elaborado para o Percurso Livre de Língua Portuguesa pela Fundação Roberto Marinho e realizadas com alunos do projeto de aceleração paraense denominado MUNDIAR, do Ensino Fundamental, numa Escola Estadual, na cidade de Santarém. Tem ainda a intenção de apresentar uma proposta que complemente as lacunas evidenciadas no material didático em análise, visando desenvolver habilidades que ultrapassem os aspectos estruturais e leve em consideração os elementos discursivos da linguagem. Assim, para verificar quais competências leitoras e escritoras foram efetivadas durante as oficinas do Percurso Livre de Língua Portuguesa houve observação e registros das atividades realizadas em sala durante as aulas semanais, por meio da pesquisa-participante. Já em relação à proposta de intervenção, optou-se por um projeto a partir de atividades didáticas integradas (ADIs), propostas por MOURA (2017) de oralidade, leitura, escrita e análise linguística com diferentes gêneros textuais- roda de conversa, debate, ofício, panfleto, é importante ressaltar que a partir dessa proposta didática se verificará a aplicabilidade das ADIs como mais uma possibilidade para o ensino de língua de forma significativa. A pesquisa pauta-se na concepção de língua interacionista que baseia-se nas postulações de BAKHTIN, MARCUSHI, KLEIMAN, ROJO, ANTUNES, GERALDI, MOURA e outros teóricos que consideram a linguagem como atividade social, histórica e cognitiva. Os resultados obtidos apontam para... A pesquisa encontra-se em fase final.
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO