Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA IVANILCE SILVA DA MOTA

DISCENTE: MARIA IVANILCE SILVA DA MOTA
DATA: 11/06/2018
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala R3
TÍTULO: POEMAS AMAZÔNICOS EM SALA DE AULA: UM INCENTIVO À VALORIZAÇÃO DA CULTURA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Brasileira de Expressão Amazônica; Leitura de poemas e produção escrita em Língua Portuguesa; Dalcídio Jurandir; Thiago de Melo; João de Jesus Paes Loureiro.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Esta qualificação terá por objetivo apresentar a proposta de dissertação sobre o trabalho com poemas em sala de aula, bem como o projeto de intervenção com as atividades práticas. A Dissertação terá por base teórica discussões sobre a importância da leitura de textos literários e, mais especificamente, de textos de poetas de Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, discutindo desde os conceitos de Literatura até o porquê de se trabalhar a produção poética de Dalcídio Jurandir, Thiago de Melo e João de Jesus Paes Loureiro, poetas cujos textos serão objeto deste estudo. Assim, questionamentos, como: Por que estudar literatura? Qual a importância de se trabalhar a leitura de gêneros literários em sala de aula? Por que o gênero poema? Por que poemas de autores amazônicos? deverão ser respondidos durante esta pesquisa. O projeto de intervenção apresentará a parte prática da dissertação, na qual constarão as atividades de leitura e de produção escrita realizadas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola do município de Óbidos-PA. Os teóricos que servirão de base aos estudos são, entre outros, Candido (2008,2013); Solé (1998 ); Abreu (2006); Gebara (2012 ); Britto (2012, 2015); Faustino (1976) e Rojo (2000).
Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS