Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ODILEY AZEVEDO DOS REIS

DISCENTE: JOSE ODILEY AZEVEDO DOS REIS
DATA: 01/11/2017
LOCAL: R1 -ICED -UFOPA
TÍTULO: AS NARRATIVAS AMAZÔNICAS EM SALA DE AULA: UM INSTRUMENTO DE ENSINO PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
PALAVRAS-CHAVES: Narrativas Amazônicas; Reconto; Produção de textos orais/escritos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este trabalho constitui uma proposta de ensino que consiste na utilização das narrativas amazônicas como instrumento pedagógico para o trabalho nas salas de aulas do Ensino Fundamental II, no Município de juruti - pá, em atividades de leitura e produção de textos orais e/ou escritos e analise linguística. Aqui, entenderemos a língua como um fenômeno dialógico, ideológico e heterogêneo, resultante da interação social entre os indivíduos. O reconto dessas histórias, em sala de aula, pelos alunos traz à tona questões inerentes à formação do povo amazônida como: meio ambiente, preconceitos diversos e outros temas que são de relevante importância para o debate e a construção da cidadania de nossos alunos. Estas narrativas servem de movimento de resistência sociocultural de nossa Região na luta por mais espaço e emancipação. É sabido por todos aqueles que atuam no processo de ensino-aprendizagem da Região Amazônica que os valores e costumes priorizados no seio da escola são os dos grandes centros. As informações inerentes a nossa cultura e os hábitos do nosso povo não estão incorporados as práticas pedagógicas escolares, por isso, a escolha de trabalhar com as narrativas do imaginário amazônico, que serve de elo entre o contexto social dos alunos e as atividades escolares. As atividades desta intervenção estão elaboradas dentro do contexto dos mais diversos gêneros do discurso que fazem parte do dia a dia dos alunos. O referencial teórico que norteia essa pesquisa, possui autores que discutem a linguagem dentro de suas questões de uso e práticas, de forma dialógica e interacional, como: Antunes (2012), Vygotsky (1999); Dolz & Schneuwly (2004) e Marcuschi (2010) e outros autores que versam sobre a cultura e folclore brasileiro como Câmara cascudo (2011).
Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA