Banca de QUALIFICAÇÃO: NILCILÉIA ALMEIDA DE SOUSA

DISCENTE: NILCILÉIA ALMEIDA DE SOUSA
DATA: 09/08/2017
LOCAL: Sala do Lelit
TÍTULO: O QUE SÃO MEMÓRIAS LITERÁRIAS E COMO ELAS SE REALIZAM NA PROPOSTA DA OLÍMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA?
PALAVRAS-CHAVES: memórias literárias, ensino , Olimpíada de Língua Portuguesa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O projeto, inserido no grupo de pesquisa e intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola – LELIT, da Universidade Federal do Oeste do Pará, desenvolve-se no âmbito do debate sobre o ensino de língua portuguesa e busca compreender, de forma analítica, o que é o gênero memórias literárias no âmbito da Olimpíada de Língua de Portuguesa Escrevendo o Futuro levado para a sala de aula como proposta de ensino? É um trabalho de investigação de caráter conceitual, que parte da análise de um conjunto de produções de alunos que chegaram à última etapa da OLP/2014 – textos finalistas, em que busco verificar que concepção de memórias literárias objetivamente se realiza nestes textos dentro das condições de produção em que foram desenvolvidos. Examino ainda um corpus de documentos teórico-metodológicos pertencentes à Coleção da Olimpíada, por meio de um processo aberto de in-querir esses textos, a fim de compreender o tratamento didático conferido ao gênero memórias literárias na proposta da OLP. Através desse processo, busco compreender o que a Olimpíada realiza objetivamente como memórias literárias e o que propõe como trabalhos nesse campo.
Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO