Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINEIDE LIMA ABREU

DATA: 15/05/2017
LOCAL: ICED -UFOPA
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação linguística, metodologia, ensino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este trabalho pretende discutir sobre o ensino de língua materna sob a perspectiva da Educação Linguística (EL), a partir de uma proposta de intervenção aplicada em duas turmas do 6º ano de uma escola pública do município de Santarém, durante os meses de fevereiro a junho de 2017. A pergunta investigativa corresponde ao seguinte questionamento: Como saber se uma proposta de ensino numa perspectiva da EL é realmente eficaz para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos? O objetivo geral da pesquisa é: investigar a eficácia ou não de uma proposta metodológica para o ensino de língua materna no 6º ano numa perspectiva da EL comparada ao ensino tradicional. Dentre os objetivos específicos, aponto: 1. Elaborar uma proposta de ensino de LP para o 6º ano na perspectiva da EL; 2. Conhecer o estado inicial da competência comunicativa dos alunos; 3. Promover a ampliação da competência comunicativa dos educandos; 4. Garantir que os alunos com defasagem de aprendizagem possam realizar as atividades propostas; 5. Aferir o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos no decorrer da aplicação da proposta. Este trabalho é composto de três capítulos: I. Abordagem teórico-conceitual; II. Reflexão metodológica sobre o ensino de língua materna; III. Geração e análise dos dados obtidos. As discussões sobre EL e ensino de LP que embasaram essa pesquisa estão centradas nas ideias de: Antunes (2003, 2007 e 2009), Bakhtin (2003), Bagno (2002, 2005 e 2007), Cosson (2014), Geraldi (1996 e 2010), Leal e Suassuna (2014), Machado (2002), Marcuschi (2001), Neves (2011), Palma e Turazza (2014), Rojo (2000 e 2012), Travaglia (2003), dentre outros. O resultado dessa pesquisa poderá contribuir para a reflexão da prática pedagógica dos professores de LP que, verdadeiramente, se preocupam com o desenvolvimento da competência comunicativa dos seus educandos, pois ela retrata a realidade linguística da maioria das crianças nessa etapa de ensino, ao mesmo tempo que propõe uma alternativa metodológica que prioriza a formação linguística dos indivíduos para que estes, gradativamente, sejam capazes de exercer sua cidadania a partir do uso competente de sua língua.
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO