Banca de DEFESA: JOSIANE SOUSA CARDOSO

DISCENTE : JOSIANE SOUSA CARDOSO
DATA : 15/02/2019
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon

ARTÍFICES DO DIZER, CAMINHOS QUE LEVAM A LER: A CULTURA DA CONTAÇÃO DE NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS.

Cultura Amazônica. Narrativas orais. Contação de Histórias Leitura. Literatura.

Há, na Amazônia, a tradição de socialmente contar histórias. Provindas do cotidiano e do imaginário amazônico, essas narrativas compartilham experiências e educam. Diante disso, reconhecê-las foi fundamental para tornar significativa a realização desse estudo, que visou analisar a eficiência da contação de narrativas orais amazônicas como proposta metodológica na promoção da leitura literária. Sua ação pedagógica foi desenvolvida com alunos do sétimo ano do ensino fundamental II, de escola pública municipal, na cidade de Óbidos/ PA. A partir de uma metodologia direcionada ao ensino, envolveu a participação de alunos e professora numa prática que oportunizou a reflexão sobre a ação pedagógica de sala de aula, o que possibilitou à professora ser também uma pesquisadora. Assim, permitiu-se abrir caminhos para a arte literária, além de outras aprendizagens com a oralidade. O resultado mostra uma proposta que é eficiente porque leva o discente a ler e aprimorar suas habilidades orais, além de levá-lo a escrever. Razões significativas para ser desenvolvida em todas as séries/anos do ensino fundamental II. Sua efetivação contou com as sugestões pedagógicas de BUSATTO (2003) e SOLÉ (1998). E autores como ZUMTHOR (2010,2014) LOUREIRO (1995; 2000), LARAIA (2001) BENJAMIN (1987), MOREIRA (1960), SIMÕES (2000; 2003); BRITTO (2015) MACHADO (2002) entre outros, ajudaram-nos a fazer o percurso teórico sobre cultura amazônica, tradição oral da contação de narrativas e leitura. Portanto, um estudo que se dispõe a ser também fonte de inspiração para outras propostas com as narrativas orais da cultura amazônica.

Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS
Presidente - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO