Banca de DEFESA: MARIA IVANILCE SILVA DA MOTA

DISCENTE : MARIA IVANILCE SILVA DA MOTA
DATA : 14/02/2019
LOCAL: ICED - CAMPUS RONDON

POEMAS AMAZÔNICOS EM SALA DE AULA: UM INCENTIVO À VALORIZAÇÃO DA CULTURA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Literatura. Literatura Brasileira de Expressão Amazônica. Poemas amazônicos. Produção Oral e Escrita.

O presente trabalho tem como título principal Poemas Amazônicos em sala de aula: um incentivo à valorização da cultura, leitura e produção de textos no ensino fundamental, e traz como título da proposta de intervenção Amazônia em versos: Leitura de poemas em sala de aula, como um incentivo à valorização da produção literária de poetas amazônicos. A proposta metodológica resultou em um material pedagógico como sugestão para ser utilizado pelos professores do ensino fundamental. No entanto, a título de testagem, a referida proposta foi aplicada em uma turma de 6º ano da Escola municipal de Ensino Fundamental São Francisco, município de Óbidos-Pá. Para alcançar os resultados pretendidos, esta dissertação utilizou-se da pesquisa bibliográfica, qualitativa e participante. Nesse sentido, teve como objetivo geral fazer um estudo de poemas de autores de expressão amazônica, identificando os possíveis entraves da ausência desses textos no ensino básico e, com esse estudo, usando metodologias voltadas para a e leitura, produção oral e escrita, criar possibilidades para o exercício dessas leituras na vida cotidiana do aluno do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar esse objetivo, este trabalho discute, em quatro capítulos, temas que contribuirão para o desenvolvimento da leitura, produção oral e escrita dos alunos no ensino fundamental, assim como as atividades que irão favorecer o despertar da valorização das produções literárias da região amazônica. Os principais teóricos que embasaram esta dissertação foram: Candido, Britto, Moisés.

Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO