HIPERTEXTO: O LINK COMO RECURSO DIDÁTICO NAS ESTRATÉGIAS DE
LEITURA
Hipertexto, Leitura, Estratégias de leitura, Links, leitores
Esta dissertação, solicitada pelo Profletras (Programa Profissional de Mestrado em Letras), está inserida na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva sociointeracionista, com foco
nas estratégias de leitura no contexto digital. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica que subsidiou a esquematização do projeto de intervenção, realizado com alunos da EJA (programa de Educação de Jovens e Adultos) da escola denominada Vai Quem Quer, situada na zona rural, município de Monte Alegre, no estado do Pará. O objetivo geral do projeto que resultou nesta dissertação foi, a partir da análise de um projeto
interventivo com foco nos links como elementos constituintes de estratégias de leitura, a viabilidade de inserir o hipertexto como suporte didático de leitura no âmbito do ensino de Língua Portuguesa. O gênero selecionado para o processo estratégicos de leitura foi a letra de música, nesta foram desenvolvidos links com o objetivo de proporcionar aos leitores informações que somassem aos conhecimentos prévios que já possuíam sobre a temática proposta, para que, assim, o leitor alcançasse uma compreensão mais significativa no seu processo como leitor. Além dos hipertextos, foram proporcionados textos convencionais, os impressos, que dialogaram com os hipertextos de forma que complementaram para a expansão de informação. Para tal desenvolvimento, a pesquisa se ancorou em Koch (2011,2012), Solé (1998), Colomé&Camps (2002) no que tange às estratégias de leitura, Bakhtin (1997), sobre teoria da linguagem; Xavier (2009) e Marcuschi (2004) nos estudos direcionados ao hipertexto; Gomes (2011) na didatização dos links e Lévy (1999) no que se refere à inteligência coletiva, entre outros. Como resultado, a pesquisa, se mostrou positiva no sentido de didatização dos links para fins específicos, no caso informativo