Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA SANTOS BARBOSA

DISCENTE : ANA PAULA SANTOS BARBOSA
DATA : 14/08/2019
LOCAL: HA1

Atividades Didáticas Integradas(ADIs): dialogismo entre gêneros discursivos para a produção da carta argumentativa de reclamação na EJA.

Atividades Didáticas Integradas (ADIs); Capacidade linguístico-discursiva-responsiva. Letramento; Gêneros discursivos.

Este trabalho tem por objetivo mostrar que a proposta metodológica das Atividades Didáticas Integradas (ADIs), integração entre as práticas leitura, escrita, oralidade e reflexão linguística, baseada nas teorias de Bakhtin e no Letramento, pode contribuir de forma efetiva e significativa para o ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvendo a capacidade linguístico-discursiva-responsiva dos alunos. Para isto, proponho um projeto de intervenção aos alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e adultos, Ensino Fundamental, intitulado “O papel social da iluminação pública para os alunos da escola Padre José de Anchieta e os moradores dos bairros Vitória Régia I e II e Jacarezinho”, o qual está totalmente voltado para a prática social. A modalidade escolhida justifica-se porque precisa de metodologias diferenciadas do ensino tradicional de língua portuguesa e que tenham compromisso político com o aprendizado dos alunos durante toda a vida, haja vista que o ensino de língua portuguesa vem falhando em suas propostas metodológicas no que tange à leitura, à escrita, à oralidade e à reflexão linguística no ensino básico, em especial na EJA. As bases teóricas que respaldam este trabalho são Volóchinov (2017), Bakhtin (2011), Kleiman (2002, 2008, 2016) MARCUSCHI (2008), Rojo (2002) e Moura (2016, 2017, 2018). O corpus parcial, em análise, consta de textos orais e escritos de alunos da 4ª etapa do Ensino Fundamental. Para a descrição das atividades, utilizo diferentes gêneros discursivos: roda de conversa, vídeo, artigo científico, seminário, talão de energia elétrica (ou fatura de energia elétrica), entrevista, reportagem oral e escrita, Lei Municipal nº 3.136/2017 (a qual trata da Contribuição de Iluminação Pública – CIP de Itaituba-Pará), carta argumentativa de reclamação e abaixo-assinado. Os objetivos do projeto de intervenção são fazer com os alunos desenvolvam sua capacidade argumentativa-discursiva-responsiva; despertar-lhes a capacidade crítica-reflexiva de se perceberem como sujeitos ativos de diretos e deveres na sociedade; argumentar para não silenciar.

Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
Interno - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA