Banca de QUALIFICAÇÃO: ADALZINDA PINTO ARAÚJO

DISCENTE : ADALZINDA PINTO ARAÚJO
DATA : 14/08/2019
LOCAL: HA1

ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS (ADIs) COM ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA CONCEPÇÃO DIALÓGICA DE LINGUAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

Ensino de língua portuguesa; Atividades Didáticas Integradas; gênero; linguagem; dialogismo.

A presente pesquisa surgiu de uma inquietação minha como professora-pesquisadora no ambiente de ensino, referente as dificuldades apresentadas pelos alunos de ensino fundamental II (6º ano) em se expressar de forma fundamentada, por meio dos gêneros discursivos escritos e/ou orais públicos. Tomei como objeto de estudo, a proposta de ensino Atividades Didáticas Integradas (ADIs) elaborada por Moura (2017), que visa possibilitar o desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva do aluno. No trabalho aqui apresentado analiso reflexivamente o resultado desta pesquisa, com intuito de contribuir para o fortalecimento do ensino de língua portuguesa e a aprendizagem significativa dos alunos. A abordagem teórica está pautada nos postulados de Mikhail Bakhtin (2011, 2016, 2017); Volóchinov (2017); Vygotsky (2008, 2018); Brait (2018); Faraco (2009); Rego (2012); Kleiman (1999,1995, 2008) Marcuschi (1997, 2007, 2008), Antunes (2016) Koch e Elias (2017), Moura (2016, 2017, 2018). No primeiro capítulo, discuto a compreensão de linguagem, gênero discursivo e dialogismo entre sujeito-aluno, sujeito-professor e o objeto do conhecimento que gera aprendizagem com base no postulado dos referidos autores. No segundo capítulo, temos a reflexão teórica sobre a proposta de ensino Atividades Didáticas Integradas bem como as suas características e perspectivas para a prática de ensino. O terceiro capítulo, trato da Metodologia da pesquisa, as etapas percorridas para que pudéssemos alcançar o resultado almejado. O quarto capítulo descrevo passo a passo a atividade de intervenção pedagógica desenvolvida e a análise dos resultados da ação didática desenvolvida com os gêneros Artigos de divulgação científica (doravante ADC), por meio de uma proposta de intervenção, que foi desenvolvida nas turmas de 6º anos de uma escola estadual no interior do Amazonas. Além dos ADCs outros gêneros discursivos foram trabalhados tais como mensagem motivacional, seminários, vídeos, comentários (orais e escritos) e relatos de experiência, pois há viabilidade desses gêneros para a interação discursiva em sala de aula. Os resultados em análise demonstram que ao integrar os espaços de linguagem (oralidade, escrita, leitura e reflexão linguística) alicerçado nos gêneros discursivos, os alunos: interagem mais com os temas discutidos no ambiente de ensino;  demonstram-se mais receptivo ao ensino de língua portuguesa; mostram-se mais participativos quanto aos usos dos gêneros orais públicos e sua escrita demonstrou-se mais ‘expansiva’ (quantitativa e qualitativamente); demonstram-se também mais predispostos à pesquisa sobre os temas propostos, relacionando com os assuntos estudados nas demais disciplinas.

Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA