APROPRIAÇÃO DO SMARTPHONES NA PRÁTICA EDUCATIVA: Uma proposta de estratégia de leitura na Educação de Jovens e Adultos
Leitura; Educação; Apropriação; Smartphone; EJA
O projeto aqui apresentado caracteriza-se como pesquisa bibliográfica qualitativa, na qual serão utilizados os postulados da pesquisa-ação defendidos por Thiollent (1986). Oobjetivo principal é trabalhar com estudantes da 4ª. etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Anselmo Pietrulla da rede municipal de Santarém estratégias de leitura na perspectiva cognitiva sócio-interacional, mediada pelo smartphone a partir de textos do gênero narrativo de curta extensão como contos, parábolas e fábulas, conjuntamente com outros gêneros como letras de música e vídeos. O suporte teórico, no que tange às tecnologias de informação de comunicação, virão dos pressupostos defendidos por Castells (2002) e Almeida (2000, 2003). Quanto aos que se referem às estratégias de leitura, o aporte será das ideias de Solé (1998), Kleiman (2011) e Colomer & Camps (2008).