Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLISSON SOUSA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLISSON SOUSA DE ANDRADE
DATA : 15/09/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de reuniões do GoogleMeet
TÍTULO:

Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

racismo, antirracismo, livro didático, língua portuguesa.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Esta pesquisa intitulada Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental -  tem como objetivo investigar a implementação da Lei 10.639/2003 em dois livros didáticos de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): Para viver juntos – português, de Ana Elisa de Arruda Penteado (2015) e Tecendo Linguagens, de Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo (2018). Com base em autores(as) que discutem a temática racial na educação brasileira, tais como Gomes (2005), Silva (2005; 2011), Munanga (2005), Amador de Deus (2008), Ribeiro (2013), dentre outros, bem como na legislação educacional antirracista, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que está centrada em verificar se, passados dezessete anos da instituição da Lei, o livro didático tem incluído ou silenciado a temática negra na escola. Por se tratar de um material de grande circulação dentro e fora do espaço escolar, os livros têm um protagonismo na formação do indivíduo e podem servir como instrumentos políticos de difusão e/ou de desconstrução de estereótipos e de discursos racistas. Nesse sentido, para avaliar a presença ou a ausência negra nos materiais, nossa análise está direcionada para dois aspectos principais que estruturam o livro didático de língua portuguesa: os textos e atividades propostas. Além do trabalho de análise do material escolhido, busca-se também apresentar como proposta de intervenção pedagógica, a partir dos próprios livros analisados, um conjunto de estratégias didáticas que privilegie um ensino de língua portuguesa com foco na promoção da igualdade racial em sala de aula e avance no processo de inclusão crítica da temática negra na escola.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776310 - LUIZ FERNANDO DE FRANCA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Externa à Instituição - LUANA SOARES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 28/08/2020 21:38
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