Banca de QUALIFICAÇÃO: RENILZA FONSECA DA PAIXÃO

TIME: 09:00
LOCAL: CAMPUS RONDON
TITLE:

Biblioteca escolar: criação de um lugar de ler e as reflexões sobre as possibilidades e os limites de levar a ler em uma comunidade rural do município de Alenquer.

KEY WORDS:

Educação; Leitura; Biblioteca escolar; Levar a ler.

PAGES: 60
BIG AREA: Lingüística, Letras e Artes
AREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
SUMMARY:

Este trabalho tem como tema Biblioteca escolar: criação de um lugar de ler e as reflexões sobre as possibilidades e os limites de levar a ler em uma comunidade rural do município de Alenquer e está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras –Profletras, ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa – e segue a linha de pesquisa Literatura infantil, literatura e educação, formação de leitor. O objetivo deste é investigar as possibilidades e os limites de levar a ler em uma comunidade rural no interior da Amazônia por meio da criação de uma biblioteca na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dulcinéia Campos dos Santos Sá, que oferte ações de ler de forma coletiva e participativa na perspectiva omnilateral. Tem-se como metodologia de investigação a pesquisa-ação, em que os agentes da pesquisa estão em parceria constante, para que se institua a biblioteca na escola e se desenvolvam ações leitoras. O estudo começou no primeiro semestre de 2021 e se estendeu até dezembro de 2023, mas devo continuar observando se a escola dará continuidade às ações de levar a ler. A base teórica é: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (2004, 2009), Santos (2016), Bértolo (2014) e Castrillón (2011). Os resultados ainda estão sendo analisados, mas, preliminarmente, constatou-se que a estrita relação da comunidade escolar no desenvolvimento da pesquisa é o que faz com que o trabalho se mantenha vivo, as ações têm nos permitido avaliar os pontos positivos e desafiadores das práticas, levando à reflexão das mudanças, como têm ocorrido e o que precisa ser melhorado.

COMMITTEE MEMBERS:
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA