Banca de DEFESA: ARNALDO GONÇALVES DE MATOS

DISCENTE : ARNALDO GONÇALVES DE MATOS
DATA : 20/10/2020
LOCAL: UFOPA

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS.

Interdisciplinaridade. Física. Práticas Experimentais.

O trabalho dissertativo teve como objetivo mostrar a importância da interdisciplinaridade no ensino de Física no ensino médio envolvendo práticas experimentais, já que, é importante que as disciplinas possam dialogar no ambiente escolar, contribuindo desta forma para o melhor entendimento dos fenômenos da natureza. A escolha do local da pesquisa foi determinada pela colocação do estabelecimento de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Optou-se também pela pesquisa participativa, visto que, a ideia foi desenvolver um pensamento crítico e reflexivo através de práticas experimentais vinculadas as disciplinas de física e química em uma ação interdisciplinar, em que, o pesquisador atuou como professor de Química no desenvolvimento das práticas com os discentes, e com o professor titular de Física da turma. O produto educacional desenvolvido foi uma proposta experimental que teve como enfoque a aplicação do experimento em dois momentos: no primeiro momento foi utilizado o experimento  como motivador para o estudo da teoria, e, no segundo momento, o experimento foi utilizado como demonstrativo da teoria. A aula de física e química com auxílio de práticas experimentais contribuiu para discussão no ambiente escolar, fazendo com que, o aluno refletisse sobre o papel da ciência na natureza e na vida sociocultural. Isso implica em dizer que a visão dos discentes começaram  a mudar sobre o estudo da física.

Presidente - 512.860.762-34 - DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO - USP
Interno - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA