Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO DAVID BATISTA LISBÔA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO DAVID BATISTA LISBÔA
DATA: 14/12/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 319 - Unidade Amazônia
TÍTULO: Avaliação dos efeitos da associação dos pesticida 2,4-D e Picloram em peixes da espécie Colossoma macropomum (Cuvier, 1818)
PALAVRAS-CHAVES: Ecotoxicologia. Pesticidas. Comportamento Animal. Colossoma macropomum. Picloram. 2,4-D.
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
SUBÁREA: Toxicologia
RESUMO: Os estudos ecotoxicológicos apontam como um alerta ambiental, a contaminação de águas superficiais e subterrâneas pelo uso de pesticidas, podendo ocasionar alteração das características físico-química da água e alteração no comportamento, até mortalidade, da fauna aquática. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos toxicológicos subletais do uso associado do pesticida Picloram e 2,4-D em alevinos de tambaqui (Colossoma macropomum). Será determinado a concentração letal média através do método de Trimmed Spearman-Karber, avaliado os efeitos comportamentais por meio de filmagens com o software Cineplex® (Plexon®) e alterações histológicas em cérebros, músculos e branquias, durante a exposição do pesticida. Também será realiza análise físico-química da água: pH, oxigênio dissolvido, temperatura, alcalinidade, dureza e fluxo iônico. Para análise estatística dos resultados será utilizado estatística descritiva (média ± erro padrão da média) para os dados biométricos; programa ToxRat Professional para o CL50-96h; e GraphPad Prism 6.0 e ANOVA, seguida de comparação das médias obtidas pelo teste de Tukey ou teste Dunn's, para análise de água. Espera-se que a pesquisa determine uma faixa de concentração segura para o uso dos pesticidas associados (Picloram e 2,4-D) e descreva a alteração comportamental dos Colossoma macropomum, uma vez que é considerado bioindicador em potencial para exposição de pesticidas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Interno - 2160202 - ALANNA DO SOCORRO LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 1414049 - FLAVIA GARCEZ DA SILVA
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 10:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa