PPSAQ, PPLSA E PPGL: parceiras na construção das "teias da Amazônia" por meio do Procad.

O PPGSAQ tem a alegria de noticiar que nesta segunda-feira, dia do professor, a CAPES publicou o resultado final do PROCAD e a proposta envolvendo as Universidades Ufopa, por meio do nosso Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida [PPGSAQ]; a UFPA Campus Bragança, por meio do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia [PPLSA]; e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras [PPGL], foi aprovada (Cf.: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/15102018_Edittal_21_PROCAD_resultado_final.pdf ) O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica [PROCAD] estabeleceu um edital específico para apoiar as Pós-graduações na Amazônia. Foram selecionadas 20 instituições de ensino superior da Região Norte e do estado do Maranhão, para executarem projetos conjuntos de ensino e pesquisa. Como anota a diretoria do Procad, o edital PROCAD/Amazônia faz parte de uma ação complementar para o fortalecimento da pós-graduação na Região Norte e no estado do Maranhão. Com o apoio a projetos de pesquisa conjuntos, seu objetivo é a construção de redes de cooperação acadêmica, permitindo o uso de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas diferentes instituições participantes. No nosso caso, a parceria entre o PPGSAQ/Ufopa, o PPSLA/Ufpa e o PPGL/Unioeste iniciou com uma vitoriosa aprovação da proposta. Do lado do PPGSAQ, a implementação ficará por conta do Prof. Thiago Almeida Vieira, enquanto que no PPGL, a coordenação terá o prestimoso trabalho da Prof. Dra. Joana d'Arc Vasconcelos Neves, e na coordenação geral de nosso Procad, o PPSLA encarregou o Prof. Dr. Cesar Augusto Martins de Souza. A temática geral do nosso Procad envolve Amazônia, linguagem e povos, e das discussões de elaboração adotou-se como título para a proposta, “Nas teias da amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades”. Agora, é arregaçar as mangas e aproveitar ao máximo dessas ilustres parcerias para o fortalecimento de nossos programas de pós-graduação. Juntos, o PPGSAQ, o PPLSA e o PPGL farão um grande trabalho em favor do Desenvolvimento de nossas pós-graduações na Amazônia. Parabéns a todos os envolvidos na construção da proposta, em especial os coordenadores de cada programa envolvido.
Notícia cadastrada em: 16/10/2018 15:04