Banca de DEFESA: GEILA SANTOS DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEILA SANTOS DE SOUSA
DATA: 23/03/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 319, Unidade Amazônia
TÍTULO: Meio Ambiente e Educação Socioambiental: a Percepção de Educadores nas Escolas Públicas em Santarém Pará
PALAVRAS-CHAVES: Meio Ambiente. Educação Socioambiental. Práticas Pedagógicas.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem como finalidade principal Analisar a Concepção de Meio Ambiente e Educação Socioambiental dos Educadores e seus Reflexos nas Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental Desenvolvidas na Escola Pública do Município de Santarém - Pará. A abordagem metodológica constitui-se de cunho quantitativo e qualitativo, compreendida como um estudo de caso, e apresenta, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiaberta e o questionário fechado com professores, gestores e especialistas em educação de duas escolas estaduais de Santarém-Pará, denominadas nesta pesquisa como “escola A” e “escola B”, considerando as seguintes categorias de análise: 1 Conhecimento em relação à Educação Socioambiental; 2 Contribuição da escola na Educação Socioambiental. Para a tabulação de dados e plotagem utiliza-se o programa Google Forms que é uma ferramenta de coleta e análise estatística. As atividades iniciais foram realizadas através de distintas etapas, sendo elas: definição do lócus da pesquisa; visita às escolas para conhecimento da realidade escolar e exposição dos objetivos; e aplicação de pré-teste para verificar a viabilidade e o entendimento do questionário junto a educadores para em seguida aplicá-los. A partir do estudo das concepções teóricas sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental, bem como o Projeto Político Pedagógico, as legislações educacionais e, diante da pesquisa empírica, os resultados revelam a concepção, pelos educadores, da educação socioambiental como mecanismo de compreensão da vida natural associada à vida social, como forma de preservar o meio ambiente para as gerações atuais e futuras. No entanto, ainda a concebem como tema dissociado às demais áreas do conhecimento, demonstrando não o compreender e nem aplicar na transversalidade. Avalia-se que, em linhas gerais, as instituições de ensino na implantação de práticas pedagógicas socioambientais são deficitárias, pois os pesquisados demonstraram pouco conhecimento das ações voltadas para a temática. Assim, foi possível constatar um nível baixo de compreensão quanto à concepção de Educação Socioambiental pelos profissionais, resultado que expressa a necessidade de melhor organização pedagógica na qual se deve inserir a temática nos planos e projetos de forma interdisciplinar..
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA - UFPA
Presidente - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Externo ao Programa - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 19/03/2018 15:45
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