Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA RENI MENDES MARDOCK

DISCENTE: ANDREA RENI MENDES MARDOCK
DATA: 06/12/2017
LOCAL: UFOPA - Unidade Amazônia, Av. Mendonça Furtado, nº 2946 – Fátima, 5º andar, sala 322, CEP 68040-470
TÍTULO: Política de Humanização no SUS: A Formação em Medicina no interior da Amazônia
PALAVRAS-CHAVES: HUMANIZAÇÃO. SUS. FORMAÇÃO MÉDICA. GIESC.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O tema em estudo Política de Humanização no SUS: A Formação em Medicina no interior da Amazônia vêm sendo resignificadas porque a atenção universal, equânime e integral à saúde traz implícita, em sua concepção básica, um significado muito mais profundo que a simples reorganização e manutenção da rede de serviços de saúde. Neste contexto, a nova proposta pedagógica vai além da visão pragmática do atendimento ao usuário, na contextualização acerca da pedagogia de ensino e aprendizagem, conjecturando-se a sensibilidade do aprender, pois as universidades públicas trabalham com a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Os acadêmicos do curso de Medicina de uma Universidade Pública têm a oportunidade da vivência em área Comunitária e/ou Preventiva (Unidades Básicas de Saúde) desde as séries iniciais, onde busca analisar o desenvolvimento de módulo acadêmico no Curso de Graduação em Medicina com foco na formação humanizada, no interior da Amazônia. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso com recorte micro etnográfico com suporte da Pesquisa - Ação Colaborativa. A pesquisa se caracterizará no Campus XII da Universidade do Estado do Pará (UEPA), mais especificamente no curso de Medicina, Município de Santarém, Estado do Pará. O estudo assume foco no GIESC, dada a importância que o mesmo tem no processo formativo dos futuros médicos, ocorrendo durante um período de 8 (oito) semestres no curso de Medicina delimitado para a pesquisa. Quanto à amostra do estudo, será composta por 80 discentes, 10 docentes e 01 coordenadora do curso de medicina do Campus XII da Universidade do Estado do Pará, de Santarém-Pará, matriculados do 1º ao 8º período do curso, que estão no PPP-2005 e PPC Unificado do curso 2015. Espera-se com este estudo encontrar ações para uma melhor efetivação de ensino aprendizagem através do Módulo GIESC no curso de Medicina do Campus XII-UEPA, com a inserção dos discentes a comunidade em torno da unidade básica de saúde, incluído, portanto, os grupos sociais, escolas, instituições sociais e famílias entre outras. Essa pesquisa já foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus XII.
Externo à Instituição - EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO - UEPA
Externo ao Programa - 2207214 - ROMUALDO XAVIER DE OLIVEIRA LIMA