Banca de QUALIFICAÇÃO: KAIO VINÍCIUS PAIVA ALBARADO

DISCENTE : KAIO VINÍCIUS PAIVA ALBARADO
DATA : 19/11/2020
LOCAL: online

MUSICOTERAPIA/ATIVIDADES MUSICAIS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO AO BEM ESTAR INFANTIL DURANTE A PANDEMIA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ

Bem-estar subjetivo, crianças, isolamento social.

Problemas de saúde pública mundial são relatados pela História ao longo do tempo. Em momentos de pandemia como a causada pelo vírus SARS-CoV-2, ocorrem mudanças no cotidiano da população global. Medidas de prevenção são tomadas: para o atual contexto, adotaram-se a higienização das mãos com água e sabão, álcool gel 70%, uso de máscaras e isolamento social, com o objetivo de prevenir e diminuir a quantidade de infectados pelo vírus. Em se tratando do isolamento social, acredita-se que um dos fatores que mais tem afetado a rotina das crianças foi a impossibilidade de ir à escola, dado que estas foram fechadas para atividades presenciais por ordens governamentais. Destaca-se que a escola é um fator importante para a manutenção do bem-estar subjetivo infantil, conforme preconizado na literatura científica sobre o tema. Nesta dissertação, considera-se que o isolamento social, em especial a impossibilidade de ir à escola, pode ser um fator que interfere negativamente no bem-estar das crianças. A partir dessa compreensão buscou-se na literatura algumas alternativas que pudessem ser testadas no intuito de diminuir o estresse ocasionado pelo isolamento social. A Musicoterapia/atividades musicais foi a alternativa escolhida para ser avaliada como variável interveniente, que pode propiciar melhores níveis de bem-estar nos participantes da pesquisa, uma vez que, em estudos realizados com crianças, tem apresentado resultados eficazes, ainda que as pesquisas tenham sido realizados em outros contextos, como o hospitalar em sua maioria. Diante disso, propoe-se a problemática: Como a musicoterapia promove o bem estar das crianças de 8 a 12 anos em tempos de pandemia? Essa pesquisa tem como finalidade averiguar como a musicoterapia/atividades musicais contribuem para o bem estar das crianças de 8 a 12 anos que se encontram em isolamento social domiciliar no município de Santarém-Pará durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa ocorrerá em duas etapas: na primeira etapa participarão 382 crianças de 8 a 12 anos, residentes no município de Santarém-Pará. Para essa etapa serão utilizados os instrumentos: Questionário de dados sociodemográficos; Ficha de Anamnese em Musicoterapia; Escala de Estresse Infantil, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC), Escala de Satisfação de Vida Global Infantil, todos replicadas para o Google Forms. Da segunda etapa participarão apenas as crianças que tiverem pontuado nível 2 e 3 na escala de estresse infantil. Essa etapa será composta por Intervenção Musical On-line via plataforma zoom®. Ao término das sessões previstas, os participantes preencherão novamente as escalas e participarão de uma entrevista semiestruturada que objetiva averiguar as percepções dos pesquisados sobre as atividades musicais realizadas. Os dados referentes a Escala de Estresse Infantil, EMSVC, a Escala de Satisfação de Vida Global Infantil e Dados Sóciodemográficos serão analisados através do Teste t-Student Pareado. Será aplicado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk, com nível de significânciaα = 0,05. Os dados qualitativos da Entrevista Semiestruturada serão analisados através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Espera-se que os dados encontrados possam ser úteis na criação de estratégias mais eficazes para promoção da saúde e bem-estar de crianças em situações de isolamento social.

Interno - 013.853.015-70 - JAILSON SANTOS DE NOVAIS - UFSB
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA