A PRÁXIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE BELTERRA – PARÁ
Escola. Ensino Médio. Educação Ambiental. Práxis Docentes.
A atual situação ambiental é preocupante, não só por inexistência de consciência ambiental de grande parte da sociedade humana, mas também por inexistencia de informações necessárias do cuidado correto com à natureza. Diante disso, a educação ambiental no cotidiano escolar pode desempenhar um papel importante na mudança de comportamento do ser humano, uma vez que os problemas ambientais surgem devido a forma de diversas atitudes errôneas, que homens (independetemente de sexo) tem travado com os recursos que a natureza disponibiliza para sua sobrevivência, causado desta forma desequilíbrio no Planeta Terra, morada da humanidade. O presente trabalho intitulado: A práxis de Educação Ambiental: o caso da escola de ensino médio no município de Belterra – Pará, tem como objetivo geral identificar a práxis docentes em educação ambiental no ambiente escolar, ma vez que esta educação é uma exigência do artigo 225, § 1º inciso VI, da atual Carta Magna Brasileira, e na forma da lei 9795/99, que direciona a Política Nacional de Educação Ambiental. Sabe-se que a educação ambiental conforme as leis brasileiras que asseguram as práxis de Educação Ambiental precisam ser abordadas diariamente e de forma interdisciplinar pelos docentes em todos os níveis de ensino, e assim, contribuir significativamente na construção da sensibilidade e da consciência ambientaldos alunos. Dessa forma, a proposta da pesquisa será baseada na fundamentação teórica e nos dados coletados através dos questionários distribuídos aos educadores e alunos do ensino médio, além da análise do projeto político pedagógico e dos planos de curso de todas as disciplinas da escola e das leis que asseguram o desenvolvimento da educação ambiental no Brasil.