Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA CARVALHO CANTAL DE SOUZA

TIME: 14:00
LOCAL: Google meets
TITLE:

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE DERMOCOSMÉTICO CONTENDO NANO EMULSÃO DE ÓLEO DE ANDIROBA (CARAPA GUIANENSIS) PARA O TRATAMENTO DE ACNE VULGAR

KEY WORDS:

Inovação Terapêutica, Acne Vulgar, Dermocosméticos, Bioeconomia, Carapa guianensis

PAGES: 67
BIG AREA: Ciências da Saúde
AREA: Farmácia
SUMMARY:

RESUMO:A acne vulgar é uma doença crônica multifatorial que atinge pacientes de diversas idades e ambos os sexos. Pode levar à mudanças no comportamento psicossocial, uma vez que acontece de forma majoritária na face, afetando a autoestima dos pacientes. O tratamento clínico estabelecido oferece diversos prejuízos à saúde do paciente e, por isso, a utilização de dermocosméticos com bioativos vegetais se tornou uma alternativa no tratamento da acne e vem ganhando espaço no mercado. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um dermocosmético para o tratamento de acne contendo nanoemulsão de óleo de Andiroba (Carapa guianensis) extraído por comunidades tradicionais da Amazônia. A matéria-prima será analisada a fim de se manter o controle de qualidade, uma vez que a extração é feita de forma artesanal. Para isso, serão realizados processos de caracterização como Índice de Acidez, Saponificação, Peróxidos e determinação do perfil lipídico através de Cromatografia Gasosa Acoplada ao Espectrômetro de Massas (CG/MS). Após atestada a qualidade do óleo, será realizado o delineamento de fórmulas para a nanoemulsão através do software Design-Expert®, com variações nas porcentagens de óleo, água e tensoativo, através do método Box-Behnken design. As nanoemulsões serão avaliadas de acordo com PDI e tamanho de partícula. Em sequência, acontecerá o delineamento das formulações de dermocosméticos contendo a nanoemulsão de óleo de Andiroba escolhida. As formulações obtidas passarão pelo controle de estabilidade preliminar e acelerada, obtendo-se, por fim, uma fórmula com especificações demandadas pela indústria dermocosmética.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 2375623 - GABRIELA BIANCHI DOS SANTOS