Docência da preceptoria das residências multiprofissionais em saúde na Amazônia: um estudo no Hospital de Ensino de Santarém/PA
Educação na saúde. Residência multiprofissional. Docência na preceptoria no SUS. Hospital de ensino. Amazônia.
Resumo: A presente pesquisa aborda a Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando analisar a docência dos preceptores nas residências multiprofissionais em saúde no único Hospital de Ensino no oeste da Amazônia paraense à luz dos princípios do SUS. O estudo será de abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2016), descritiva, do tipo estudo de caso (MINAYO, 2014), mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O público-alvo será composto pelos profissionais da saúde envolvidos com o processo formativo das Residências Multiprofissionais desenvolvidas no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) numa relação interinstitucional com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém, PA, dentre os quais têm destaque: coordenadores, preceptores e tutores (2021-2023), residentes ativos (R1 e R2 - 2022/2023), bem como seus egressos (2021/2023), totalizando uma população de aproximadamente 210 participantes. Como instrumentos de produção de dados serão adotados análise documental, entrevista, questionário e diário de campo. O tratamento dos dados será realizado através da análise de conteúdo de Bardin (2011) e da triangulação de métodos (MINAYO et al, 2005). Isto posto, este estudo tem como base teórica crítica os ideais da educação transformadora de Paulo Freire (1996), alinhada à prática formativa humanizada, pressupondo uma metodologia participativa à luz teórica de Berbel (2011) e Veiga (2015); as referenciações no que concerne à práxis pedagógica na perspectiva da transformação didática, destacam-se Vázquez (1977), Therrien (2006) e Gadotti (2004), dentre outros autores em diálogo com os documentos oficiais e marco normativo legal da área. Espera-se com a realização desta pesquisa contribuir para a melhoria da educação na saúde do ensino em serviço no SUS na Amazônia paraense, a partir da reflexão da docência na preceptoria desenvolvida pelos profissionais do serviço, fortalecendo a qualidade social do processo formativo dos residentes multiprofissionais nos aspectos pedagógicos e técnicos de atuação interprofissional, fundamentada pelo atendimento humanizado, com ênfase nos princípios do SUS, além de trazer a qualidade social da educação na saúde tendo o docente preceptor como protagonista. Projeta-se ainda neste estudo discorrer sobre a transformação didática no ensino em serviço com a problematização da ação docente, entendendo a relação preceptor-tutor-residente no ensino desenvolvido na assistência ao paciente. Portanto, perspectiva-se abordar sobre a Ecologia Educacional como um caminho possível para a educação na saúde, como também, realizar a proposição de um modelo de formação pedagógica para os docentes preceptores do SUS a partir da ecologia educacional e do método participativo para as Residências Multiprofissionais, pressupondo uma análise empírica contextualizada pela discussão acadêmico-científica. |