Banca de DEFESA: RONILSON AQUINO SILVA DE SANTANA

DISCENTE: RONILSON AQUINO SILVA DE SANTANA
DATA: 18/05/2018
LOCAL: a definir
TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Ensino de Geometria. Ensino de Matemática.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: O pensamento geométrico está presente no ser humano desde a antiguidade, prova disto são suas representações (triângulos, quadriláteros, círculos e etc.) através de desenho e ornamentos em cavernas e cerâmicas, seu ensino é visto como primordial desde a criação das primeiras escolas, podemos citar, por exemplo, a Academia de Platão. Mas nas últimas décadas seu ensino, na educação básica, foi de certa forma abandonado, e isso tem seus reflexos negativos tanto no ensino- aprendizagem dos alunos quanto na formação desses cidadãos. Vários motivos podem ter contribuído para seu abandono: deficiência na formação dos professores, falta de estrutura das escolas, motivação dos professores, negligência dos governos com a educação e assim por diante. Nesse contexto, o trabalho consiste em analisar uma dessas possíveis causa do abandono do ensino da Geometria na educação básica, que é a formação dos professores, para isso analisamos os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciatura em matemática das universidades federais que ofertam (ou Ofertaram) esse curso em Santarém a fim de verificarmos a carga horária destinadas a Geometria juntamente com os objetivos dos cursos e as ementas das disciplinas de Geometria bem como fazer um comparativo entre os PPCs, considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para educação básica, além de fazer entrevistas com três professores da Universidade Federal do Oeste do Pará e com três egressos dos cursos analisados, para vislumbramos suas opiniões sobre a formação de professores de matemática pelas instituições.
Externo ao Programa - 1299423 - CRISTINA VAZ DUARTE DA CRUZ
Presidente - 1301384 - HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ