Banca de DEFESA: WELTON NOGUEIRA DA SILVA

DISCENTE : WELTON NOGUEIRA DA SILVA
DATA : 25/04/2019
LOCAL: Laboratório do Programa de Ciências Exatas - LPCEX

ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE OS OBJETOS DO CONHECIMENTO DE MATEMÁTICA APLICADOS NO ENEM DE 2017 NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM.

Estado Avaliador, ENEM, Objetos do Conhecimento, Análise de Dados.

O presente trabalho tem por finalidade apresentar ao docente do ensino básico uma análise e reflexões sobre os resultados obtidos pelos alunos no município de Santarém a respeito dos Objetos do Conhecimento de Matemática e suas Tecnologias no ENEM de 2017. Foram selecionadas algumas escolas com características distintas como privadas, conveniadas e públicas com o intuito de identificar a proficiência no sentido de propôr um melhor planejamento e preparação mais eficaz dos alunos nestes locais. A pesquisa aborda um breve referencial sobre o processo de avaliação no Brasil, desde o estado avaliador até a avaliação em larga escala. Foi realizada uma construção metodológica de obtenção de resultados utilizando códigos de programação em R e usando os Microdados do ENEM de 2017 como base de coleta de informações. Como resultado dos procedimentos, as análises foram apresentadas por meio de tabelas e gráficos criadas no Rstudio e no Excel, onde foi possível observar o desempenho dos alunos em relação a acertos e erros nas questões do ENEM 2017.

Interno - 1335625 - CLAUDIR OLIVEIRA
Presidente - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO