Banca de DEFESA: VANDERLEI SILVA NEIS

LOCAL: ICED PROFMAT

VANDERLEI SILVA NEIS

Ensino de matemática, Ensino de frações, Material manipulável

O objetivo deste trabalho é fazer uma investigação de caso, sobre as dificuldades na aprendizagem de fração, encontradas nos alunos do ensino fundamental. Para realizar essa pesquisa será ensinado para os alunos do 6° anos alguns conteúdos de frações, utilizando material manipulável. Primeiramente será ensinado o conteúdo de frações de maneira tradicional e em seguida aplicar um teste piloto, para recolher alguns dados sobre a aprendizagem dos alunos. Depois vai ser explicado o mesmo conteúdo com os materiais concretos, fazendo o aluno participar das construções e desenvolvimento. Tornando-se o aluno em peça principal na aprendizagem, sendo o mesmo o próprio autor da aprendizagem e o professor apenas um orientador. Em seguida será aplicado outro questionário com o mesmo nível de dificuldade, para comparar os resultados. Após o desenvolvimento do trabalho com as explicações dos materiais manipuláveis espera-se do aluno um melhor rendimento nas resoluções das atividades, com respostas mais satisfatória. Contudo, a experiência de trabalhar o conteúdo de fração com os materiais manipuláveis pode-se dizer que irá trazer resultados positivos, pois os alunos estão dispostos a encarrar esse desafio e assim resolver as atividades com esses materiais e participar do desenvolvimento do conteúdo com auto estima elevado.

Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 1890858 - LENILSON MOREIRA ARAUJO