Formação universitária de estudante de ies periférica: um estudo no campus de Óbidos da Ufopa
Formação Universitária; IES periférica; aluno novo; postura epistemológica.
O presente trabalho tem por objetivo investigar de que forma o estudante universitário de IES periférica mantem relação com o conhecimento. Trata-se de querer saber a postura epistemológica que esse estudante manifesta no ato de estudar, como também os investimentos materiais e subjetivos realizados por ele no processo de formação. A pesquisa trabalha com conceitos específicos desenvolvidos pelo grupo de orientandos do professor Luiz Percival Leme Britto dentro do grande projeto intitulado “Conhecimento e Formação na Universidade Periférica”. Destacam-se os estudos de Castilho e Britto (2009), Britto et. al. (2008), Corrêa (2017), Santana (2019). Nesses trabalhos encontramos os conceitos de “aluno novo”, IES periférica, postura epistemológica e disposições objetivas e subjetivas, que são termos chaves para o presente estudo. A pesquisa toma como sujeito de pesquisa o estudante do curso de pedagogia do campus da Ufopa localizado na cidade de Óbidos/PA. Além de investigar o estudante enquanto categoria específica, busca-se categorizar o campus que o assiste em conformidade com o conceito de IES periférica.