Banca de DEFESA: SAMELA CRISTINA DA SILVA BONFIM

DISCENTE : SAMELA CRISTINA DA SILVA BONFIM
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

ENTRE A SALA DE AULA, O RIO E O CIBERESPAÇO: TECNOLOGIAS COMO RECURSOS EDUCATIVOS E DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA

Tecnologias. Educação Ambiental. Meio Ambiente. Amazônia.

Esta pesquisa tem como foco as inserções das tecnologias nas ações de educação ambiental promovidas pelo Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, em parceria com a “Wildlife Conservation Society”, na aldeia Solimões e na comunidade Aracampina em Santarém-Pará, com ênfase na compreensão dos papeis formativos cumpridos por esses recursos no âmbito do monitoramento da pesca e da qualidade da água. Nesse sentido, analisa as atividades envolvendo os usos do aplicativo de celular Ictio na observação da migração de peixes e o Foldscope, microscópio de papel para análise microbiológica da água. Em Santarém, os recursos foram utilizados por estudantes da Escola São Sebastião e Escola Nossa Senhora das Graças, situadas na comunidade Aracampina e Aldeia Solimões, respectivamente. Assim, observa a participação dos estudantes nas práticas educativas vinculadas ao projeto dentro e fora da sala de aula, descrevendo as ações formativas amparadas pelas tecnologias no tocante à educação ambiental, identificando os significados, limites e possibilidades das experiências envolvendo o monitoramento da pesca para a vida dos participantes. Neste processo, analisa-se o impacto do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, levando em consideração seus objetivos e contribuições para as comunidades atendidas. No plano metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório e caráter descritivo, adotando a entrevista semiestruturada como estratégia principal para a coleta e construção dos dados, contando com a participação de um total de 13 (treze) estudantes das comunidades que receberam o projeto. Como resultado, observou que os estudantes foram capazes de identificar diferentes aspectos da educação ambiental, das tecnologias e das interfaces entre ambas. Para os entrevistados, as tecnologias Ictio e Foldscope adquiriram significados como: ferramenta de sociabilidade, meio para a realização de pesquisas e busca por informação, além de recurso aliado em ações de conservação ambiental. Com base em suas experiências, os sujeitos entrevistados também apontaram algumas das limitações relativas à presença das tecnologias na comunidade e, particularmente, em sua escola, tais como restrições infraestruturais, dificuldade de acesso à internet, escassez de atividades que a integram tecnologias aos processos de aprendizagem. Sobre a educação ambiental, destacou-se o fortalecimento da consciência em relação à necessidade de uma ampla e permanente defesa do ecossistema entre a maior parte dos estudantes, moradores das comunidades pesquisadas. Nas entrevistas, a proteção da floresta foi indicada como princípio indispensável à promoção de modos de vida pautados no respeito e cuidado da biodiversidade. Apesar das restrições de técnicas das escolas, os estudantes reconhecem a importância das aprendizagens amparadas por tecnologias ictio e foldscope, sobretudo no tocante à compreensão sobre o processo de desova e migração de peixes. Do mesmo modo, os estudantes associaram o Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia à promoção de ações ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade na escola, como a coleta participativa de dados envolvendo habitantes da região. Por fim, considera-se que essa integração entre membros de uma mesma comunidade enseja formas de engajamento em defesa do ecossistema, bem como a partilha e construção coletiva do conhecimento mediante a vivência prática da ciência e da investigação dentro e fora das salas de aula.

Presidente - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA