Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA DE VASCONCELOS ALCANTARA

DISCENTE: ELAINE CRISTINA DE VASCONCELOS ALCANTARA
DATA: 05/12/2017
LOCAL: Auditório Wilson Fonseca - Campus Rondon
TÍTULO: POESIA NA ESCOLA – SEU ENSINO NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO HOLÍSTICA.
PALAVRAS-CHAVES: POESIA, ENSINO, FORMAÇÃO HOLÍSTICA
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (LELIT) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS. O objetivo era verificar de que forma a experiência literária vivenciada no ensino da poesia, realizado de forma sistemática, contribuiria para o ensino de língua materna e formação integral do indivíduo. Para isso se dialogou com a OLP, no gênero Poema, visando potencializar o ensino de língua no 6º ano. A pesquisa de natureza empírica-interventiva, portanto, pesquisa participante, aconteceu em uma escola da rede municipal do município de Santarém / PA nos anos de 2016 e 2017. A intervenção foi feita através de uma sequência didática (Poesia todo dia) pensada e aplicada pela professora/ pesquisadora em seis turmas de 6º ano. Nesta intervenção abordei o ensino de poesia e, consequentemente, o ensino de língua, de forma mais reflexiva buscando proporcionar aos alunos contato com cânones da arte poética e com o valor estético que a poesia possui enquanto arte e elemento formador holístico do indivíduo. Para tal busquei inspiração, dentre outros, em Cândido (1972), (2011), Freire (1987), Zilberman (2014) e Britto (1997), (2015). O corpus desta pesquisa foram as aulas de LP, registradas pontualmente através de vídeo, áudio e registros de diário de bordo (tanto da docente quanto dos discentes). As etapas da pesquisa seguiram os pressupostos de Minayo (2009) e deu-se em três etapas: 1. fase exploratória; 2. trabalho de campo; 3. análise e tratamento de material empírico e documental. Os resultados desta pesquisa apontam para a manutenção de uma lacuna de que ensinar? E isto se reflete na flutuação de papéis entre professor/ aluno e na indefinição ou subutilização de objetos de ensino como a poesia. Apontam ainda para a importância da formação continuada do docente, necessidade de conhecimento mínimo suficiente sobre os objetos de ensino e a possibilidade viável e real da formação omnilateral.
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interno - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA