Banca de DEFESA: MÁRCIA ALESSANDRA DE FREITAS LEMOS

DISCENTE: MÁRCIA ALESSANDRA DE FREITAS LEMOS
DATA: 06/12/2017
LOCAL: Auditório Wilson Fonseca - Campus Rondon
TÍTULO: ALÉM DA VITRINE: DE ESPECTADOR A LEITOR - UMA PROPOSTA DE LEITURA DE LITERATURA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA NO 9o ANO
PALAVRAS-CHAVES: Folclore, Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, Ensino de Língua.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: O presente trabalho pretende discutir como a leitura literária acontece na escola e compreender que fatores têm contribuído para o seu fracasso e quais são importantes para que possa haver uma recondução do fazer pedagógico no que se refere tanto ao acesso quanto à forma de trabalhar a leitura em sala de aula. Após essas reflexões teóricas importantes, conduzidas, principalmente, por Britto (2012), Castrillón (2011), Cândido (2011), Colomer (2007), Cosson (2011), Geraldi (2006), Antunes (2003), Zilberman (2009), Lajolo (2005), Marcuschi (2008), Machado (2002) dentre outros, propõe-se um trabalho com leitura, oralidade e escrita buscando o diálogo entre o folclórico e a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica. A pesquisa realizada é denominada pesquisa participante, onde professor e pesquisador são a mesma pessoa. A intervenção se justifica pelo fato de o lócus de pesquisa possuir evento de valorização cultural e portanto propício à proposta de ensino que vise o diálogo entre o saber popular e a literatura canônica. No decorrer do fazer pedagógico, busco entender de que forma uma proposta pedagógica que vise diálogo entre folclore e textos de Literatura Brasileira de Expressão Amazônica pode contribuir para as práticas de linguagem, nas aulas de língua portuguesa, no 9o ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam que os textos de expressão Amazônia foram bem aceitos pelos alunos, por fazerem parte do seu universo sociocultural, e que, a partir da leitura deles, os alunos obtiveram bom desempenho tanto em atividades de oralidade quanto de escrita. O texto avalia ainda, os limites e possibilidade da proposta aplicada, e as mudanças que as discursões teóricas provocam na professora pesquisadora.
Presidente - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
Externo à Instituição - FRANCISCO EDSON SOUSA DE OLIVEIRA - UNAMA