Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS DE SOUSA NERES

DISCENTE: JONAS DE SOUSA NERES
DATA: 11/09/2017
LOCAL: R2
TÍTULO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE ALUNOS QUE CHEGAM SEM SABER
PALAVRAS-CHAVES: fracasso escolar, ensino, aprendizagem, aluno, professor de português.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo compreender a percepção que tem o docente de Língua Portuguesa das dificuldades de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental, considerando seu aprendizado abaixo das expectativas. Estes alunos engrossam as fileiras do fracasso escolar, configurado não somente por índices de reprovação e abandono, mas principalmente pelos baixos níveis de aprendizado em leitura e escrita. Para analisar a percepção dos professores, realizou-se enquete com questionário perguntas abertas, respondidas de forma escrita por trinta professoras e professores de Língua Portuguesa do 6° ao 9° ano da rede pública municipal da zona urbana de Altamira-PA. Informações também foram obtidas em entrevistas gravadas com cinco desses trinta professores, com base no que se percebeu com mais significativo na enquete. Os resultados indicam que ... Trata-se de trabalho em andamento.
Interno - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO