Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ODILEY AZEVEDO DOS REIS

DISCENTE: JOSE ODILEY AZEVEDO DOS REIS
DATA: 15/05/2017
LOCAL: ICED -UFOPA
TÍTULO: Narrativas Populares: Das práticas Sociais ao contexto escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade, reconto, cultura amazônica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A presente proposta versa sobre as narrativas populares do imaginário amazônico a partir do reconto dessas histórias, da performance e das formas de construção da narrativas como instrumento de produção de textos orais e escritos no ensino fundamental. Utilizo como ponto de encontro e recolha dos repertórios uma Escola Municipal ribeirinha, localizada as margens do Lago do Iripixi, no Município de Oriximiná/ PA. A escolha dessa escola pode ser compreendida como um local onde as crianças estão construindo suas vidas sociais, fundamentadas nas relações de espaço escola/rio, no cotidiano, na interação e na cooperação entre os indivíduos. Compreender o lugar onde as crianças constroem seu senso crítico significa situá-las nas suas acepções teóricas. Essa pesquisa foi realizada por meio de metodologias em que as atividades de sala de aula dialogasse com as práticas sociais, atentando para que o trabalho, além da experiência investigativa apontasse para o processo de construção dos saberes culturais orais como forma de educação por meio do sensível e manutenção da tradição local. O referencial teórico utilizado para embasamento do nosso estudo prioriza autores que discutem questões teóricas e práticas acerca da organização do texto oral e escrito, do estudo de língua materna de forma interacional e dialógica, tomando como base estudos da análise da conversação, em especial as discussões feitas por Castilho (1998), Antunes, (2012), em estudos referentes a texto e discurso, Vygotsky (1999) e Bronkart (1998); entendendo sequência didática com Dolz & Schneuwly (2004), finalizando com estudos referentes à retextualização defendidos por Marcuschi (2010). Assim, esperamos que esta sequência didática contribua para sanar as dificuldades que alunos possuem em suas produções textuais.
Externo ao Programa - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA