Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRINALDO DA SILVA E SILVA

DISCENTE: MIRINALDO DA SILVA E SILVA
DATA: 25/04/2016
LOCAL: Miniauditório HA1 - ICED
TÍTULO: Da história de vida à autobiografia: um diálogo entre gêneros para a produção textual
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros textuais; Continuum; Produção textual.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O ensino de língua materna a partir da exploração do continuum entre gêneros textuais da mesma ordem (no caso a do narrar), à luz da Linguística Textual e dos Gêneros Textuais; analisa-se a história de vida e autobiografia, que têm como tema a própria vida dos alunos do 9º ano de uma escola pública de Santarém, tanto na produção oral quanto escrita, descrevendo como os estudantes realizam o continuum entre esses gêneros, considerando o que transferem do gênero primário ao secundário (autobiografia), assim como o que decidem preservar no gênero primário (história de vida), sob os critérios de coesão, coerência e intertextualidade; vale ressaltar que essa atitude não se constitui um defeito de produção de gênero, mas, sim, um equilíbrio diante da ação discursiva, com vistas a produzir textos de maneira eficiente e que, aqui, é tido como uma proposta para os professores não trabalharem com as noções de gêneros como sendo manifestações isoladas, tal como apresentado nos manuais didáticos, mas como possibilidades de realizar constantes trocas entre os gêneros, aproveitando as formas que o aluno escolhe para fazer esse constante continuum.
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO