Banca de DEFESA: EDRIANA LÚCIA FONSECA DE MORAIS

DISCENTE : EDRIANA LÚCIA FONSECA DE MORAIS
DATA : 15/02/2019
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon

DO LITERÁRIO PARA A LITERARIEDADE DAS NARRATIVAS DA AMAZÔNIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA

Leitura, literatura, leitor, Amazônica, ensino, realidade.

O texto artístico literário é um dos mais expressivos instrumentos de colaboração na formação de leitores, pois carrega em si uma alta qualidade e faz uso especial da linguagem, tem a grande capacidade de dá significado ao mundo. É necessário que a preciosa missão de formar leitores, atribuída genuinamente à escola, seja realizada também por meio desses textos, já que são constituídos de saberes sobre o mundo e a humanidade, capazes de promover experiências intensas ao leitor. Considerando a relevância da leitura de textos artísticos literários, no contexto escolar, procurou-se com o presente trabalho, elaborar, aplicar e avaliar uma prática de leitura de contos de Literatura Brasileira de Expressão Amazônica. O objetivo dos passos metodológicos aqui realizados é verificar de que forma a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica pode contribuir para a formação do leitor. Temos como público alvo alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vistos aqui como leitores literários iniciantes, aptos para se envolver em práticas de letramento literário dentro de uma perspectiva crítica e emancipatória. A escolha dessa expressão literária se dá em vista a sua relevância de caracterização deste espaço, visto que as narrativas se aproximam e refletem de alguma forma a realidade social do público alvo desta intervenção. O estudo realizado permitiu consolidar o conhecimento do processo de constituição da Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, bem como seus componentes, influenciadores e os pioneiros que permitiram a sedimentação de uma literatura única, capaz de significar a vida dos educandos deste espaço. Para esta reflexão apoiou-se nas ideias TUPIASSU (2016), LOUREIRO (1995), SOUSA (2010), FARES (2014), JUNIOR (1969) BENCHIMOL (2014). A proposta de ensino situa-se no saber pedagógico proposto por SOUSA e GIRROTO (2014), COSSON (2012) e SOLÉ (1998) as reflexões aqui expostas lançam um olhar reflexivo sob a forma como se dá a leitura artístico literária na escola e como ela pode ser realizada de maneira contextualizada próximo à realidade social do aluno.

Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS
Presidente - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO