Banca de QUALIFICAÇÃO: EUCINEI JANETE COSTA COELHO DOS SANTOS

DISCENTE : EUCINEI JANETE COSTA COELHO DOS SANTOS
DATA : 14/08/2019
LOCAL: HA1

ATIVIDADES INTEGRADAS DE ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E REFLEXÃO LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA E TEXTUAL-DISCURSIVA

ensino, aprendizado, ADI(s), gêneros, língua portuguesa

Esta pesquisa objetiva investigar como uma prática pedagógica desenvolvida em aulas de língua portuguesa, por meio de atividades que integram oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística considerando a dinâmica existente entre os gêneros discursivos, contribui para ampliar a capacidade linguístico-discursiva dos estudantes. A fim de alcançar este objetivo foi desenvolvida uma proposta de intervenção, que de acordo com as orientações do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, foi desenvolvida no ensino fundamental, em uma turma de 8º Ano, nas aulas da Disciplina Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Tapajós, na cidade de Santarém- Pará. Ao contrário da forma autônoma, estanque e autossuficiente como são trabalhadas a oralidade, a leitura, a escrita e a reflexão linguística, na maioria das vezes,  esta proposta baseada nas ADIs (Atividades Didáticas Integradas de Oralidade, Leitura, Escrita e Reflexão Linguística) postuladas por Moura (2017) visa um ensino aprendizado integrado dessas modalidades linguísticas, oportunizando aos estudantes um intenso contato com diferentes gêneros discursivos, inseridos nas práticas sociais do cotidiano e em situações de comunicação mais formais. As atividades da proposta foram realizadas em oito ciclos, compreendendo 28 aulas de 40 minutos cada. A construção desta pesquisa busca embasar-se no princípio do dialogismo, da responsividade e da interação discursiva de Bakhtin e nos estudos de Marcuschi, Freire, Kleiman, Colomer & Camps, Rojo, Antunes e Soares.

Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO
Interno - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA