Banca de QUALIFICAÇÃO: DETIMAR PEREIRA DE LIMA

DISCENTE : DETIMAR PEREIRA DE LIMA
DATA : 05/11/2019
LOCAL: Sala de Reunião do Iced

A literatura no ensino fundamental e a base nacional comum curricular

Literatura infanto-juvenil, leitura literária, ensino de literatura, ensino fundamental e BNCC

A Dissertação de Mestrado A literatura no ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular está vinculada ao projeto Língua, gramática, variação e ensino do Grupo de Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Oeste do Pará (GELOPA), ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (LELIT) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Tem como objetivo geral verificar de que forma o ensino de literatura contribui para o ensino de língua portuguesa e formação integral do educando na concepção contemporânea de ensino de literatura no ensino fundamental na educação brasileira. Pretende também identificar e analisar a forma como a literatura se propõe na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e examinar as suas implicações para a prática docente no ensino fundamental. É uma pesquisa de cunho qualitativo e teve como metodologia o estudo bibliográfico e documental, analisando, especificamente, a abordagem da literatura voltada para crianças e jovens, considerando o processo de ensino-aprendizagem da leitura literária. Dessa forma, esta pesquisa para Mestrado que está em andamento, tem o objetivo de refletir sobre as concepções de literatura nos anos finais do ensino fundamental na terceira versão da BNCC que se tornou definitiva em 2017 ao ser sancionada pelo presidente da república. A BNCC é um documento oficial de suma importância para a Educação Básica, ao analisar a sua concepção de ensino de literatura voltada para os Anos Finais do Ensino Fundamental e considerando os estudos recentes sobre o ensino de literatura e a formação literária do leitor, verificou-se até o momento da pesquisa que a literatura não é contemplada como objeto estético digno de ser apreciado com maior profundidade de análise, de reflexão e de interpretação, mas apenas como um gênero textual sem muita relevância para o ensino da língua portuguesa.

Interno - 1190476 - LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO