Banca de DEFESA: ANA PAULA SANTOS BARBOSA

DISCENTE : ANA PAULA SANTOS BARBOSA
DATA : 10/12/2019
LOCAL: MINIAUDITÓRIO HA1 - CAMPUS RONDON

Atividades Didáticas Integradas(ADIs): dialogismo entre gêneros discursivos para a produção da carta argumentativa de reclamação na EJA

Atividades Didáticas Integradas (ADIs); Capacidade linguístico-discursiva-responsiva. Letramento; Gêneros discursivos.

Esta pesquisa tem por objetivo mostrar que a proposta metodológica das Atividades Didáticas Integradas (ADIs), que é a integração entre as práticas de leitura, escrita, oralidade e reflexão linguística, baseada na teoria de Bakhtin e no Letramento, pode contribuir de forma efetiva e significativa para o ensino de gêneros discursivos de forma integrada para alunos adolescentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvendo a capacidade linguístico-discursiva-responsiva deles. A pesquisa parte de duas questões norteadoras: 1 – Como ensinar gêneros discursivos de forma integrada para alunos adolescentes da EJA provenientes de contexto tradicional de ensino de língua portuguesa? 2 – As ADIs, por meio do dialogismo dos gêneros discursivos, podem ser uma possível metodologia de ensino de língua portuguesa para potencializar o ensino da oralidade, da leitura, da escrita e da reflexão linguística na EJA? Diante destes questionamentos que tanto me inquietam enquanto professora-pesquisadora, proponho um projeto de intervenção aos alunos da 4ª etapa da EJA, Ensino Fundamental, no qual desenvolvo as atividades de leitura, escrita, oralidade e reflexão linguística por meio das ADIs a fim de alcançar o objetivo proposto desta pesquisa. A modalidade escolhida justifica-se porque precisa de metodologias diferenciadas do ensino tradicional de língua portuguesa e que tenham compromisso político com o aprendizado dos alunos durante toda a vida, haja vista que o ensino de língua portuguesa vem falhando em suas propostas metodológicas no que tange à leitura, à escrita, à oralidade e à reflexão linguística no ensino básico, em especial na EJA. As bases teóricas que respaldam este trabalho são Volóchinov (2017), Bakhtin (2011) e Street (2014). Seguindo esta mesma perspectiva teórica, faço um estudo sobre as postulações teórico-metodológicos de Moura (2016, 2017, 2018, 2019), que é o criador das ADIs, Kleiman (2002, 2008, 2016), Marcuschi (2008) e Rojo (2002). O corpus analisado de modo qualitativo e subjetivo consta de textos orais e escritos de alunos da 4ª etapa, turma “A”, bem como da professora pesquisada da escola de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta, no município de Itaituba, oeste do Pará. A metodologia desta pesquisa pauta-se nos estudos de Thiollent (1986) e sua pesquisa-ação, por meio do desenvolvimento da proposta de ensino das ADIs na qual faço a integração de diversos gêneros discursivos: roda de conversa, vídeos, artigo científico, seminário, debate, comentário escrito, cartaz, talão de energia elétrica (ou fatura de energia elétrica), entrevista, reportagem oral e escrita, Lei Municipal nº 3.136/2017 (a qual trata da Contribuição de Iluminação Pública – CIP de Itaituba-Pará), carta argumentativa de reclamação e abaixo-assinado. Os resultados obtidos apontam que as ADIs podem contribuir de forma efetiva e significativa para o ensino de gêneros discursivos de forma integrada desenvolvendo a capacidade linguístico-discursiva-responsiva dos alunos da EJA, ainda que esse desenvolvimento seja mínimo. A carta argumentativa de reclamação e o abaixo-assinado mostraram que o trabalho com a integração da leitura, oralidade, escrita e, em especial, a reflexão linguística melhora significativamente o desempenho linguístico-discursivo dos alunos. Além disso, as ADIs são uma possível metodologia de ensino de língua portuguesa que podem potencializar o ensino da oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, sem cair no ensino tradicionalista da gramática normativa.

Interno - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO