Banca de DEFESA: NAIRA AUGUSTA PEDROSO DE SOUSA OLIVEIRA

DISCENTE : NAIRA AUGUSTA PEDROSO DE SOUSA OLIVEIRA
DATA : 15/05/2020
LOCAL: ICED - campus rondon sala 301

Que bicho é esse? – oralidade na sala de aula e na BNCC

Ensino. Língua Portuguesa. Oralidade. BNCC

Esta pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: de que forma a oralidade é compreendida na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e quais as implicações dessa concepção para a organização do ensino atual de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental? O trabalho contém quatro capítulos. O primeiro refere-se à oralidade como objeto escolar no ensino de língua portuguesa, com destaque ao contexto geral do ensino de Língua Portuguesa, ao estudo da oralidade, abordando pontos relacionados à fala e à escrita, à variação linguística, ao ensino da oralidade na escola; além disso, apresento um panorama sobre pesquisas desenvolvidas no Profletras que tratam do ensino da oralidade, observando a produção dessa temática no Mestrado Profissional de que faço parte; o segundo capítulo diz respeito ao que propõe a BNCC em relação ao trabalho com oralidade na escola. Nessa parte, abordo o modo de organização estrutural do documento, com destaque ao componente curricular Língua Portuguesa, eixo oralidade, no Ensino Fundamental, enfatizando os anos finais dessa etapa. No terceiro capítulo, faço a análise dos descritores referentes à oralidade, no Ensino Fundamental, anos finais. No quarto e último capítulo, conto minha prática de ensino em diálogo com o que propõe a BNCC para o ensino da oralidade, com foco no 9º ano do ensino fundamental, por ser a série em que desenvolvo minha ação docente.

Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interna - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA