Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIENE MARINHO DA SILVA

DISCENTE : LUCIENE MARINHO DA SILVA
DATA : 25/08/2020
LOCAL: RNP

Estratégias de relativização no português brasileiro: diagnose da turma de 8o ano de Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias em Santarém-PA e proposta para o ensino de gramática.

Estratégias de relativização, pronome relativo, ensino

Este trabalho, ainda em andamento, tem por objetivo geral identificar estratégias de relativização utilizadas por alunos do 8o ano e propor atividades que auxiliem na refle- xão e domínio de língua, quanto ao uso das relativas. As estratégias de relativização – fenômeno variável em língua portuguesa – se referem ao processo de estruturação das orações subordinadas adjetivas, sendo importante mecanismo de coesão textual. Para alcançar os objetivos de pesquisa, está sendo elaborada uma proposta interven- tiva com atividades de língua em uso, considerando três aspectos distintos apoiados na pesquisa de Vieira (2017), que aborda três eixos para o ensino de gramática. Essa proposta poderá ser aplicada em turmas do 8o ano do ensino fundamental, com obje- tivos de: (i) propor atividades que contribuam para a reflexão de diferentes estratégias de relativização; (ii) promover a reflexão da variação linguística como fenômeno inerente a todo sistema linguístico; (iii) possibilitar aos alunos o conhecimento da língua em uso; (iv) evidenciar a heterogeneidade da linguagem por meio de diferentes estratégias de relativização; (v) demonstrar o caráter dinâmico da língua e suas transformações; (vi) combater o preconceito linguístico em caráter opressor através do discernimento do que é variação linguística; (vii) desenvolver a consciência linguística do estudante/usuário da língua. Para referenciar este trabalho utilizamos como base, autores como, Neves (20002019), Cunha & Cintra (2013), Rocha Lima (2019), Bechara (2009), Castilho (2010), Perini (20032010), dentre outros.

Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA