Sequência de Ensino Investigativo através da Construção de um Tunel de Vento de Baixo Custo.
Ensino de Física, Sequência de Ensino Investigativo, Experimentos de Baixo Custo, Teoria de Voo.
Esta dissertação tem o objetivo de desenvolver uma sequência de ensino investigativo (SEI) através da utilização de atividades experimentais de baixo custo para abordar conceitos de teoria de voo no ensino médio. A atividade experimental inicial foi a construção de um protótipo denominado “Simulador radial de Sustentação” e posteriormente foi construído um “túnel de vento” com materiais acessíveis. Utilizou-se o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) criado por Pierre Ratinaud, para ajudar inicialmente a realizar uma categorização hierárquica descendente (CHD) além das análises de similitude e nuvem de palavras nas respostas às questões propostas na primeira e na terceira atividade experimental. O produto foi aplicado em uma escola estadual da zona urbana da cidade de Santarém em uma turma de 1º ano do ensino médio.