BELEZA NATURAL, RISCOS E PROTEÇÃO: O TEMA RAIOS, RELÂMPAGOS E TROVÕES COMO PROPOSTA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Alfabetização Científica. Abordagem temática. Descargas elétricas atmosféricas. Ensino de Física. Temas regionais.
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar elementos de alfabetização científica que emergem da aplicação de uma proposta didática temática para trabalhar um tema de descargas elétricas atmosféricas com enfoque regional amazônico. Buscamos amparo teórico em referenciais da Alfabetização científica e Abordagens temáticas. A proposta de Ensino de Física Através de Temas Regionais (EFATR) que ampara este trabalho é desenvolvida em três etapas: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. O produto educacional elaborado consiste em um livreto destinado aos estudantes e foi pensado para a aplicação da proposta temática nestas três etapas. O livreto contém um guia de atividades, um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um texto motivador para apresentação do tema, dois questionários para aprofundamento, textos coletados de outros autores que ajudam na fase de aprofundamento e um texto de orientações para a terceira etapa. A aplicação foi feita em uma turma de 22 estudantes de 3º ano do ensino médio de uma escola pública da zona urbana do município de Alenquer-PA. Visando responder a questão “que elementos emergem da aplicação de uma proposta temática regionalizada que podem sinalizar contribuições para o processo de alfabetização científica de estudantes do ensino médio?”, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa usando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Roque Moraes, à luz dos três eixos estruturantes da Alfabetização científica de Sasseron e Carvalho. Na análise qualitativa da produção de 16 cartas e 7 vídeos produzidos na etapa final, associados com análise de outras produções durante as duas primeiras etapas da proposta, apresentamos as discussões dos elementos que nos deram indícios de que o trabalho com temas regionais tem potencial para promover a AC, especialmente pela diversidade de recursos utilizados que permitiram o desenvolvimento de várias habilidades apresentadas pelos referenciais teóricos utilizados.