Vamos passear no bosque...: relações entre brincadeiras, natureza e o bem-estar subjetivo de crianças ribeirinhas em uma comunidade no oeste do Pará
Meio Natural, Crianças, Bem-estar Subjetivo
Este estudo objetiva investigar o brincar livre na natureza e suas implicações para o bem-estar subjetivo e o senso de pertencimento ao meio natural de crianças de uma comunidade ribeirinha na região Oeste do Pará. O público-alvo da pesquisa serão crianças na faixa etária de 8 a 12 anos de idade, de uma comunidade ribeirinha do município de Santarém-PA. A coleta de dados será realizada inicialmente por meio de fotografias em que os infantes serão instruídos a fotografarem os espaços nos quais desenvolvem suas brincadeiras Posteriormente, serão conduzidas entrevistas para se conhecer as significações, estrutura e formas do brincar. Para avaliar o Bem-Estar Subjetivo (BES) será utilizada a Escala de Satisfação de Vida Global Infantil e a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças. Para verificar o senso de pertencimento à natureza será utilizada a Escala de Conexão com a Natureza. O processo de análise dos dados será delimitado de acordo com as peculiaridades de cada instrumento: para os registros fotográficos, tabelas de frequência; para os dados de voz, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo; para análise das escalas, o Software Livre PSPP. Por fim, pretende-se retratar a relevância de se conceber o desenvolvimento humano como um processo de inter-relação e interdependência entre indivíduo e natureza, de modo que o contato com o meio natural possa ser um fator de promoção do bem-estar infantil, bem como do desenvolvimento de atitudes positivas face ao meio.