Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO ALMEIDA GOMES

DISCENTE : MARCELO ALMEIDA GOMES
DATA : 28/10/2019
LOCAL: Sala 319 do Centro de Formação Interdisciplinar

DO DIREITO A EDUCAÇÃO À NEGAÇÃO DO DIREITO: OS DESAFIOS DE JOVENS RIBEIRINHOS PARA INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR

Educação; Cidadania; Direitos Humanos; Políticas Públicas

A presente dissertação trata do direito a educação, e a negação deste direito a alunos ribeirinhos que após tentativas de adentrarem no ensino superior, não obtém êxito para ingresso em instituições de ensino superior público. A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios dos jovens ribeirinhos para acessar o direito a educação no ensino superior público; Como objetivos específicos irá levantar na literatura e na legislação brasileira como o direito a educação e a democratização do ensino é abordada; Verificar o modelo de ensino médio desenvolvido na escola da comunidade, sua oferta, organização e seus resultados; e identificar a percepção dos egressos do Ensino Médio sobre sua trajetória escolar e os desafios enfrentados para ingressar no ensino superior público. A proposta metodológica da pesquisa ocorreu em três fases, na primeira fase foi realizado pesquisa bibliográfica para levantamento da revisão da literatura. Na segunda fase ocorreu o levantamento dos documentos e legislação pertinentes que deram subsídio para proposta abordada. Na terceira fase será realizada a pesquisa de campo, para coleta de dados a serem analisados sob a ótica da abordagem qualitativa.

Presidente - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interno - 1794508 - ITAMAR RODRIGUES PAULINO