Banca de DEFESA: TONY GLEYDSON DA SILVA BARROS

DISCENTE : TONY GLEYDSON DA SILVA BARROS
DATA : 29/10/2019
LOCAL: Sala 319 do Centro de Formação Interdisciplinar

A PARTICIPAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTAMIRA NA REDE DE ENFRENTAMENTO DA VIOLENCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Violência sexual. Infanto juvenil. Rede de proteção.

Dentre os mais diversos problemas sociais, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes vem demandando uma série de reflexões teóricas e conceituais, transformando de forma paradigmática o seu enfrentamento nas últimas duas décadas, surgindo com isso novas exigências em relação a atuação da escola e dos educadores que não poderiam ficar alheios a essas transformações. Nessa perspectiva, a problemática que nos propomos investigar nessa dissertação de pesquisa teve como questão central: Como as Escolas Municipais e Estaduais de Altamira - Pará tem enfrentamento às Violações Sexuais de crianças e Adolescentes? Como questões secundárias: como a escola pode contribuir no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes? A pesquisa tem por objetivo geral: Analisar como as escolas municipais e estaduais do município de Altamira – Pará vem atuando no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Por objetivos específicos: verificar como as escolas de nível médio e fundamental do município de Altamira-PA, atuam para prevenir e combater a violência sexual de crianças e adolescentes; investigar a importância da articulação entre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e a mobilização social, mediante as atividades das escolas relacionadas a planos de ação ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no Município de Altamira; levantar os índices de violência sexual de crianças e adolescentes no município de Altamira e apurar sua correlação com as questões de vulnerabilidade socioeconômicas das vítimas (crianças e adolescentes), etapas da Construção da Usina Hidroelétrica de Belo Monte, idade e grau de escolaridade. A pesquisa ainda encontra em fase de elaboração, por tanto, o texto aqui apresentado no exame de qualificação trás apenas os resultados parciais. Temos na primeira conceitos e definições de violência sexual infanto juvenir e na segunda seção fazemos uma análise das legislações, buscando identificar como a Constituição Federal de 1988, ECA, LDB 9394/96, entre outros, tratam a questão.

Presidente - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interno - 1794508 - ITAMAR RODRIGUES PAULINO