Banca de QUALIFICAÇÃO: AUGUSTO VALTER FREITAS DE MENEZES

DATA : 30/10/2019
LOCAL: Sala 319 do Centro de Formação Interdisciplinar

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: Prática e Percepções dos Gestores

Saúde do Escolar. Promoção da Saúde. Políticas de Educação e Saúde.

A dissertação se insere no universo dos debates e reflexões acerca das políticas públicas de Educação e saúde, considerando a escola como o cenário onde as ações de saúde acontecem. O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído por Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública. Este estudo tem como objetivo geral Analisar a visão gestores do PSE, sobre a promoção da saúde e a cultura de paz nas escolas no município de Santarém –Pará, Bem como busca identificar como as ações de saúde são desenvolvidas nas escolas, levantar os resultados das ações e sua contribuição na cultura de paz, verificar como os gestores do PSE percebem as ações desenvolvidas para a promoção da saúde e qualidade de vida do estudante. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, dividido em duas fases, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico, para a revisão da literatura, depois a fase empírica, tem como lócus da pesquisa três escolas da rede pública municipal de Santarém, escolhidas de forma intencional, os participantes são: (2) coordenadores do PSE (Secretária de Educação e Secretária de Saúde), (3) gestores de escolas da rede pública municipal, (3) coordenadores pedagógicos, (3) gestores da UBS ligada à escola onde realiza as ações. A coletar dados foi através de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, a análise das entrevistas foi feita pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), os dados coletados foram organizados por categorias conforme: As ações de saúde foram desenvolvidas nas escolas, com os alunos do ensino fundamental; os resultados das ações desenvolvidas e sua contribuição na cultura de paz; como os participantes do PSE percebem as ações desenvolvidas para a promoção da saúde e qualidade de vida. A análise dos dados será feita a partir da triangulação entre os dados bibliográficos, dados verbais coletados através de entrevistas, e dados documentais, subsidiando as inferências e conclusões do estudo.

Interno - 1794508 - ITAMAR RODRIGUES PAULINO
Presidente - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA