Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIE GUTEMBERG FRANCO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIE GUTEMBERG FRANCO LIMA
DATA : 31/01/2020
HORA: 09:00
LOCAL: 319 - CFI
TÍTULO:

A influência do ambiente físico amazônico sobre o sistema cardiorrespiratório e na qualidade de vida de corredores de rua, Santarém, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Corrida de Rua; Condicionamento Físico; Ambiente Urbano; Amazônia.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

O clima de ambientes urbanos quentes e úmidos e os seus impactos à prática de atividade física são objetos de estudos nacionais e internacionais. Atualmente, a corrida de rua tem sido amplamente difundida como prática esportiva, visando o condicionamento físico, a estimulação do sistema cardiorrespiratório, sendo em grande maioria, realizada em centros urbanos e, muitas vezes, em ambientes arborizados como parques e bosques. Assim, objetiva-se analisar o impacto dos ambientes sobre o sistema cardiorrespiratório e na qualidade de vida de corredores de rua em Santarém, Amazônia Brasileira. Admite-se como hipóteses que o ambiente físico amazônico impacta sobre o sistema cardiorrespiratório e na qualidade de vida de corredores de rua; o condicionamento físico e a função cardiopulmonar dos corredores de rua apresenta melhores índices em ambiente arborizado e no período noturno; e a percepção dos participantes sobre o ambiente afeta a prática da corrida de rua. O projeto será conduzido por equipe multidisciplinar. Serão realizadas duas avaliações médicas, fisioterapêuticas e físicas. Depois, em dois locais públicos, um ambiente arborizado e outro urbanizado sem árvores (ruas), ocorrerá as avaliações dos profissionais. O protocolo de corrida será realizado nos turnos matutino às 6 horas e noturno às 20 horas. A equipe do projeto avaliará os sinais vitais dos atletas, condicionamento físico, pico respiratório, força muscular; e as variáveis físicas do ambiente de corrida, como temperatura, velocidade e umidade relativa do ar, e valores de iluminância. Será realizada uma entrevista com cada corredor, ao final de todas as fases acima, a fim de registrar medidas subjetivas de Qualidade de Vida a partir da inserção nos grupos de corrida. Como medida objetiva, será aplicado o questionário do Whoqol versão breve como instrumento de avaliação de Qualidade de Vida. O trabalho será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Pará, Campus XII. Espera-se favorecer a prática da corrida de rua através da disponibilidade dos resultados conquistados, contribuindo com os ganhos funcionais dos participantes, repercutindo positivamente na saúde e qualidade de vida destes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Interno - 013.853.015-70 - JAILSON SANTOS DE NOVAIS - UFSB
Externa ao Programa - 872.588.037-34 - EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO - UEPA
Externo à Instituição - RODRIGO LUIS FERREIRA DA SILVA - UEPA
Notícia cadastrada em: 16/01/2020 16:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa